quinta-feira, 3 de março de 2011

Introdução:

   Trata-se de florestas típicas do hemisfério norte, ocorrendo em latitudes médias (30 a 60o). Ao contrário das florestas tropicais, que são "sempre verdes", as árvores da floresta temperada perdem as suas folhas no outono. São ditas, por isso, caducifólias. As chuvas são menos abundantes que as da faixa equatorial, mas continuam relativamente altas. As temperaturas são amenas. Nessas florestas são encontrados, comumente, faias, nogueiras e carvalhos. A diversidade das espécies é grande, mas menor que a da floresta tropical.

  *Vocabulário : caducifólia-  Diz-se das plantas que perdem as folhas, na estação mais seca ou no inverno
Floresta Temperada em Austrália tem em média 50 metros.

Floresta cujas folhas são elevadas, densas e não caem.Geralmente as folhas são amplas, largas e de cor verde escura.
Fonte: http://universoemequilibrio.blogspot.com

Características da vegetação :

   A vegetação apresenta variações de acordo com as estações do ano e o seu crescimento ocorre, sobretudo, na Primavera e no Verão.
Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas (com consistência e porte de ervas).
A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras. Aparecem faias, carvalhos, castanheiros, abetos (como o abeto branco ou abeto do Canadá, muito frequente na Europa Central) e pinheiros (como o Piheiro silvestre, comum em vários países da Europa e o Pinheiro-negro). Os abetos encontram-se preferencialmente em solos ricos e humidos enquanto que os pinheiros, se encontram em solos pobres.

Mapa

Causas da existência da vegetação :


A vegetação  é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas, como as das florestas da Europa e da América do Norte, às árvores de folhas largas que se mantêm verdes todo o ano, típicas da Flórida e Sul da Nova Zelândia. Há vários tipos de florestas temperadas, mas as árvores de folha caduca são predominantes, embora apresentem também árvores de folha persistente, cujas folhas se encontram transformadas em agulhas.
A vegetação apresenta variações sazonais e o seu crescimento ocorre, sobretudo, na Primavera e no Verão.
Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas.
A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras. Aparecem faias, carvalhos (como o carvalho-roble), castanheiros, abetos (como o abeto branco ou abeto do Canadá, muito frequente na Europa Central) e pinheiros (como o Pinheiro silvestre, comum em vários países da Europa e o Pinheiro-negro). Os abetos encontram-se preferencialmente em solos ricos e húmidos enquanto que os pinheiros, se encontram em solos pobres.
A fauna é variada e podem encontrar-se javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, esquilos, veados, ursos, martas, muitos insectos, répteis e aves diversas, algumas de grande porte (águia de asa redonda, águia-real, ...). Aparecem ainda muitos invertebrados.
Nalgumas regiões, como forma de adaptação às baixas temperaturas do Inverno, alguns animais migram enquanto que outros hibernam. Outros ainda, como os esquilos, armazena 
comida para ser usada durante o Inverno.

Área de ocorrência (localização) :

Encontra-se nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas úmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coréia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga. Canadá, muito frequente na Europa Central.

Imagens:

Floresta Galeria em Portugal
Fonte:http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=29240.140

Floresta temperada em Washington nos EUA
Fonte: http://picasaweb.google.com/ih/photo/45k5kh1w2qr1xxoayOlk4g

Curiosidades:

A floresta temperada, é chamada de bioma porque suas folhas caem no período do inverno. Sua temperatura média anual é sempre moderada. Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano.
A fauna é bastante variada e podem encontrar-se javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, esquilos, veados, ursos, martas, muitos insetos, répteis e aves diversas, algumas de grande porte (águia de asa redonda, águia- real,...). Aparecem ainda muitos invertebrados.
Algumas regiões, como forma de adaptação às baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram enquanto que outros hibernam. Outros ainda, como os esquilos, armazenam comida para ser usada durante o inverno.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO4QItjpWyDm6DVTmYG0CuXw-noyv1EMbTdSrC5OEZe2yAWpBO1_WfKj0szCM_-7R_L0plAo_QMdZhiuhFaylbXE6n5TO77xyvGODGsdYjxyuok-K7nzOxrgcQBBmIdntLnlEMXotASS-x/s1600/floresta_temperada.jpg

Conclusões:

Dhafiny Correa - Conclui que a floresta temperada é um bioma muito importante e que sustenta a vida de diversas espécies de animais.

Távila Pinheiro - Aprendi que o clima tem total influência no tipo de vegetação de um determinado bioma.

Marcelly - Entendi que a cada bioma tem características para sobreviver em um determinado ambiente, com determinado clima, temperatura, latitude e longitude.

Quésia - É um bioma bastante extenso. Com muita variedade de vegetação.

Thais Pontes - Cheguei à conclusão que o solo desse tipo de bioma é muito fértil, há bastantes nutrientes. Por isso nele há árvores de porte grande que duram por muitos anos.